Anúncios do Google

domingo, 28 de abril de 2013

BADEN-POWELL


Em 22 de fevereiro de 1857, nascia em Londres, capital da Inglaterra, o menino Robert Stephenson Smith Baden-Powell, que mais tarde seria famoso no mundo, como fundador do Escotismo.
Órfão de pai sempre encontrou na mãe e nos irmãos o apoio necessário e, mais tarde lembrava-se da infância como um tempo muito feliz, apesar da orfandade paterna.
Estudou em escolas públicas, onde era extremamente popular e querido por todos os colegas e professores. Nas férias sempre aproveitava para acampar com seus irmãos mais velhos.
Ao final dos estudos secundários, Baden-Powell ingressou no exército. Como oficial de carreira viajou muito, conhecendo grande parte do mundo. Durante suas viagens conheceu tribos de guerreiros da África, vaqueiros americanos e conviveu com os índios da América e do Canadá.

Competente, honesto e exemplar como líder de homens, Baden-Powell fez carreira militar brilhante. Podemos citar, principalmente, a Guerra do Transvaal, em 1889, onde comandou a guarnição de Marketing, importante entroncamento ferroviário, cuja posse era de grande valor estratégico. A cidade foi duramente atacada pelas forças inimigas durante meses.
Como havia poucos soldados regulares em Marketing, Baden-Powell treinou os cidadãos capazes de empunhar uma arma e para isso teve que organizar um grupo de jovens cadetes, os adolescentes da cidade que desempenhavam todas as tarefas de apoio, tais como: cozinha, comunicações, primeiros socorros, entre outros. Graças a esses recursos, à inteligência e coragem de seu comandante foi possível a cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços.

A  maneira como os jovens desempenharam suas tarefas, seus exemplos de dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impressão em Baden-Powell e, anos mais tarde, aquele acontecimento teria grande influência da fundação do Escotismo.
Graças aos seus feitos na vida militar, tornou-se herói em seu país, a Inglaterra. Durante uma viagem à sua Pátria, viu alguns meninos usando em suas brincadeiras um livro, que ele havia escrito para exploradores do exército, e que continha ensinamentos de como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Conversando com os amigos se entusiasmou e resolveu realizar, em 1907, na Ilha de Browmsea, um acampamento com 20 rapazes de 12 a 16 anos, onde ensinou uma porção de coisas importantes, como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta...

Devido aos bons resultados deste acampamento, Baden-Powell, começou a escrever o livro "Escotismo para rapazes" que, inicialmente foi publicado em fascículos e vendido nas bancas de jornais.
Os jovens ingleses se entusiasmaram tanto com o livro, que  Baden-Powell organizou e fundou o Movimento Escoteiro.
Rapidamente o escotismo se espalhou por vários países do mundo. No Brasil o Escotismo foi fundado em 1910 na cidade do Rio de Janeiro,  sendo chamado de "Centro de Boy Scouts do Brasil", organizado por sub-oficiais  dos encouraçados "Minas Gerais", "São Paulo" e "Bahia" que, na Inglaterra, haviam estado em contato com o Movimento Escoteiro recém criado por Baden Powell.

O escotismo nascido na Inglaterra, não respeitou fronteiras e alastrou-se por outros países, e já em 1920, em Londres, reuniram-se num grande acampamento, escoteiros de várias nacionalidades. Desde então o crescimento do Escotismo foi grande e nem as duas guerras mundiais conseguiram enfraquecê-lo. Foi neste primeiro acampamento mundial, chamado de Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram Baden-Powell, Escoteiro-Chefe Mundial.

Depois de vários anos de dedicação ao Escotismo, viajando pelo mundo e fundando Associações Escoteiras em vários países, Baden-Powell sentiu suas forças declinarem. Retirou-se, então, para uma propriedade que possuía próxima à cidade de Nairobi, Quênia, na África. Ali, na companhia da esposa, dividia o tempo entre a pintura, a numerosa correspondência e a visita de amigos.
Faleceu na madrugada de 8 de janeiro de 1941, enquanto dormia.
__________________________________________________________

Bibliografia: "Guia do escoteiro Noviço" - Edição de 1993.

__________________________________________________________


sábado, 27 de abril de 2013

VOU DEIXAR - Skank

Luciano Rezende de Souza
Essa música interpretada pela Banda Skank, vem ao encontro do que é ser escoteiro. Deixar a vida nos levar, não ter hora pra voltar é o que vivemos quando estamos colocando em prática o escotismo. A diferença é que não estamos sós e sim rodeados por crianças e jovens determinados a conhecer um pouco mais dos bons preceitos diários, do desenvolver saudável de vidas em expansão. O vídeo abaixo faz alusão aos cem anos do escotismo. Recentemente no dia 23 de abril, comemoramos o Dia do Escoteiro. 
Vidas dedicadas a essa atividade tão maravilhosa e gratificante. Curtam o vídeo!  Um forte abraço.
 

Vou deixar a vida me levar
pra onde ela quiser
estou no meu lugar
você já sabe onde é
é, não conte o tempo por nós dois
pois, a qualquer hora posso estar de volta
depois que a noite terminar

vou deixar a vida me levar
pra onde ela quiser
seguir a direção
de uma estrela qualquer
é, não quero hora pra voltar, não
conheço bem a solidão, me solta
e deixa a sorte me buscar

eu já estou na sua estrada
sozinho não enxergo nada
mas vou ficar aqui
até que o dia amanheça
vou me esquecer de mim
e você, se puder, não me esqueça.

Vou deixar o coração bater
na madrugada sem fim
deixar o sol te ver
ajoelhada por mim, sim
não tenho hora pra voltar, não
eu agradeço tanto a sua escolta
mas deixa a noite terminar

não, não, não quero hora pra voltar, não
conheço bem a solidão, me solta 
e deixa a sorte me buscar
não, não, não tenho hora pra voltar, não
eu agradeço tanto a sua escolta
mas deixa a noite terminar.



quarta-feira, 24 de abril de 2013

PRIMEIRO ACAMPAMENTO DO G.E.A.O. NOS DIAS 20 E 21 DE ABRIL DE 2013.

Márcia Regina Rezende de Souza

Segundo, Márcia Regina Rezende de Souza:
"Neste acampamento eram apenas quatro chefes para quarenta crianças e deu tudo certo!"

Foto 

domingo, 7 de abril de 2013

ENTREGA DE DISTINTIVOS NO DIA 06/04/2013.









GRUPO DE ESCOTEIROS ÁGUIA DE OURO


Nasceu no coração de Biguaçú, em Santa Catarina, no dia 02 de março de 2013, o Grupo de Escoteiros Águia de Ouro. Uma ideia a muito acalentada por Luciano Rezende de Souza, membro do órgão executivo do grupo.
Em sua principal composição podemos citar:
  • Diretor Presidente: Luciano Rezende de Souza;
  • Diretor Financeiro: Márcia Regina Martins de Souza;
  • Diretor Administrativo: Quitéria Isabel Alves de Oliveira;
  • Presidente do Conselho Fiscal: Ari Ribeiro Witcel;
  • Fiscal: Analice Alves de Oliveira;
  • Fiscal: Manoel Bezerra da Silva Neto.
Esta ideia altruísta tem como objetivo principal movimentar crianças e jovens, com a colaboração de adultos, unidos pelo compromisso livre e voluntário para uma educação não formal, complementando assim, o trabalho iniciado na família, escola e religião.
Seu propósito sempre será o de educar! 
Contribuir para a formação de atitudes e caráter das crianças e jovens, agregando valores morais, potencializando o espírito de cidadão através de atividades embasadas na honra, lealdade, fraternidade, respeito à natureza e ao próximo.
Ao Grupo de Escoteiros Águia de Ouro, o sucesso e a consideração que lhe é digna nessa nova jornada!
Que os objetivos sejam alcançados, desde o menor ao maior, culminando assim, no êxito absoluto de uma ideia que só tem, como intenção, contribuir para um futuro bem mais altruísta, preservando crianças e jovens, mirins cidadãos colaborando para uma nação mais justa e equilibrada.
Ao Quadro Executivo desta unidade, parabéns e sucesso!

Sueli Dutra - Blog Rascunhos Encadernados prestigiando boas ideias.