Em 22 de fevereiro de 1857, nascia em Londres, capital da Inglaterra, o menino Robert Stephenson Smith Baden-Powell, que mais tarde seria famoso no mundo, como fundador do Escotismo.
Órfão de pai sempre encontrou na mãe e nos irmãos o apoio necessário e, mais tarde lembrava-se da infância como um tempo muito feliz, apesar da orfandade paterna.
Estudou em escolas públicas, onde era extremamente popular e querido por todos os colegas e professores. Nas férias sempre aproveitava para acampar com seus irmãos mais velhos.
Ao final dos estudos secundários, Baden-Powell ingressou no exército. Como oficial de carreira viajou muito, conhecendo grande parte do mundo. Durante suas viagens conheceu tribos de guerreiros da África, vaqueiros americanos e conviveu com os índios da América e do Canadá.
Competente, honesto e exemplar como líder de homens, Baden-Powell fez carreira militar brilhante. Podemos citar, principalmente, a Guerra do Transvaal, em 1889, onde comandou a guarnição de Marketing, importante entroncamento ferroviário, cuja posse era de grande valor estratégico. A cidade foi duramente atacada pelas forças inimigas durante meses.
Como havia poucos soldados regulares em Marketing, Baden-Powell treinou os cidadãos capazes de empunhar uma arma e para isso teve que organizar um grupo de jovens cadetes, os adolescentes da cidade que desempenhavam todas as tarefas de apoio, tais como: cozinha, comunicações, primeiros socorros, entre outros. Graças a esses recursos, à inteligência e coragem de seu comandante foi possível a cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços.
A maneira como os jovens desempenharam suas tarefas, seus exemplos de dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impressão em Baden-Powell e, anos mais tarde, aquele acontecimento teria grande influência da fundação do Escotismo.
Graças aos seus feitos na vida militar, tornou-se herói em seu país, a Inglaterra. Durante uma viagem à sua Pátria, viu alguns meninos usando em suas brincadeiras um livro, que ele havia escrito para exploradores do exército, e que continha ensinamentos de como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Conversando com os amigos se entusiasmou e resolveu realizar, em 1907, na Ilha de Browmsea, um acampamento com 20 rapazes de 12 a 16 anos, onde ensinou uma porção de coisas importantes, como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta...
Devido aos bons resultados deste acampamento, Baden-Powell, começou a escrever o livro "Escotismo para rapazes" que, inicialmente foi publicado em fascículos e vendido nas bancas de jornais.
Os jovens ingleses se entusiasmaram tanto com o livro, que Baden-Powell organizou e fundou o Movimento Escoteiro.
Rapidamente o escotismo se espalhou por vários países do mundo. No Brasil o Escotismo foi fundado em 1910 na cidade do Rio de Janeiro, sendo chamado de "Centro de Boy Scouts do Brasil", organizado por sub-oficiais dos encouraçados "Minas Gerais", "São Paulo" e "Bahia" que, na Inglaterra, haviam estado em contato com o Movimento Escoteiro recém criado por Baden Powell.
O escotismo nascido na Inglaterra, não respeitou fronteiras e alastrou-se por outros países, e já em 1920, em Londres, reuniram-se num grande acampamento, escoteiros de várias nacionalidades. Desde então o crescimento do Escotismo foi grande e nem as duas guerras mundiais conseguiram enfraquecê-lo. Foi neste primeiro acampamento mundial, chamado de Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram Baden-Powell, Escoteiro-Chefe Mundial.
Depois de vários anos de dedicação ao Escotismo, viajando pelo mundo e fundando Associações Escoteiras em vários países, Baden-Powell sentiu suas forças declinarem. Retirou-se, então, para uma propriedade que possuía próxima à cidade de Nairobi, Quênia, na África. Ali, na companhia da esposa, dividia o tempo entre a pintura, a numerosa correspondência e a visita de amigos.
Faleceu na madrugada de 8 de janeiro de 1941, enquanto dormia.
__________________________________________________________
Bibliografia: "Guia do escoteiro Noviço" - Edição de 1993.
__________________________________________________________





















